Hoje praticamente não temos mais privacidade. Ao sair de casa nos deparamos com centenas de câmeras em todo redor. Com o advento e crescimento das redes sociais ter privacidade tornou-se uma tarefa quase impossível.

A sociedade também está cada vez mais invasiva. Todo mundo querendo saber o que está acontecendo na nossa vida, não é mesmo?

No trabalho a privacidade também é quase zero, a não ser que você trabalhe sozinho. Pois bem! Pelo menos dentro de casa temos direito a nossa privacidade.

Só que na prática muitas vezes não é assim. Quem mora em condomínio, por exemplo, tem que se conformar que privacidade 100% toda hora é coisa impossível.

Uma espiadinha do vizinho sempre tem. Mas há limite para tudo. Se essa situação começar a ficar constrangedora, com o vizinho cada vez mais inconveniente ao ponto de você ficar preocupado com o que está fazendo dentro do seu próprio lar, está na hora de tomar algumas medidas e precauções.

Como acabar com o problema

A situação pode ser resolvida de uma maneira simples e rápida com uma conversa amigável com o vizinho, que, às vezes, não tem a intenção de estar causando o desconforto.

Mas se você ver que a pessoa está com segundas intenções e, no papo, a coisa não vai se resolver, é hora de falar com a administração do condomínio.

Se mesmo assim a invasão de privacidade persistir você pode fazer uma denúncia à polícia e acionar judicialmente o tal “vizinho big brother”.

O jornal “Estado de Minas” publicou uma reportagem exatamente sobre essa situação e como você deve proceder judicialmente neste caso.

Direito constitucional e crime de assédio

O direito à vida privada é tão importante que consta na Constituição Brasileira: No artigo 5, inciso X está:

“são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.”

      Mas há casos ainda mais graves como o crime de assédio. Uma mulher ser espiada pela janela é mais comum do que se imagina, infelizmente (claro que pode acontecer de homens  também serem vítimas).

Foi o drama vivido por uma publicitária e sua mãe em Belo Horizonte segundo reportagem do jornal “O Tempo”.

Solução

Uma solução simples que vai proporcionar para você não somente privacidade, mas segurança e estética, é a colocação de películas residenciais.

Com a colocação delas quem está fora não vê nada que se passa dentro de sua casa. Em contrapartida, você consegue enxergar tudo perfeitamente que acontece do lado de fora.

A colocação de películas residenciais está cada vez mais comum. O mercado está em expansão.

Um exemplo disso foi a parceria firmada entre a Antares Group e a Eastman Chemical Company. Foi estabelecido que ela, a Atares, seria a representante única do Brasil das marcas pertencentes à empresa norte-americana, Eastman.

Entre essas marcas está a Suntek. Empresa altamente reconhecida no mercado que conta com uma linha especial de películas residenciais para privacidade. Clique aqui e conheça as películas oferecidas pela Suntek, que detém o título de marca mais vendida nos Estados Unidos.